quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Confira as dicas do Procon e comece 2015 sem dívidas

    Mesmo com a chegada do novo ano as velhas dívidas não desaparecem, e muitas vezes só aumentam. Por isso, é muito importante organizar as finanças e conferir as dicas que o Procon de Jacareí elaborou para ajudar o consumidor a começar 2015 sem dívidas.
    O primeiro passo é fazer uma lista de todas as despesas que o consumidor tem, como água, luz, telefone, mensalidades escolares. Em seguida, listar quais são as suas dívidas (cartão de crédito, cheque especial, financiamentos etc). Essa organização é muito importante, pois define quais são as despesas essenciais, ou seja, aquelas despesas pagas mensalmente, e quais são as dívidas que foram contraídas e ainda precisam de negociação.
    Além disso, fazer uma escala de quanto o consumidor pode disponibilizar do seu salário para quitação das dívidas. Se o consumidor tiver poupança é bom avaliar a possibilidade de utilizá-la para essa quitação, pois pode negociar o pagamento à vista e conseguir bom desconto. Caso não tenha, pode obter crédito com taxas menores, como um empréstimo consignado. Mas é importante que o consumidor tenha cuidado e fique atento a todos os valores embutidos nas operações, principalmente juros, taxas e demais encargos, para não ficarem ainda mais caros que a dívida atual.
    “Fazer um empréstimo para quitar alguma dívida pode ser uma boa opção. Um exemplo são os juros altos pagos no uso do cheque especial, o mais viável é contrair um empréstimo bancário com juros menores e quitar o débito”, comentou o diretor do Procon, José Rubens de Souza.
    Outra dica é o consumidor negociar diretamente com os credores e tentar na negociação uma proposta que realmente possa cumprir. Reforçar as condições para a quitação da dívida e nunca aceitar valores que comprometam demasiadamente o orçamento. Ao firmar um acordo de renegociação ou fazer a quitação de uma dívida, o consumidor deve guardar o comprovante de pagamento e conferir se houve a regularização da situação perante o cadastro de inadimplente.
    “Não deixe as contas acumularem. Quando ocorrer atraso em algum pagamento, é importante fazer contato imediatamente com a empresa e tentar uma negociação. Isso evita transtornos maiores e dívidas que sejam mais difíceis de serem quitadas”, concluiu José Rubens.
    Resgatando débitos – Para resgatar um cheque sem fundos o consumidor deve fazer contato com o credor e efetuar o pagamento. Com posse do título, deve dirigir-se à sua agência bancária e apresentar o cheque para exclusão do CPF do Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos. Se ocorreu o extravio do cheque, após o pagamento, o credor deverá emitir um documento ao consumidor, chamada de carta de anuência, que deverá ser apresentada ao banco com as certidões negativas dos cartórios de protestos de títulos.
    No caso de dívidas vencidas de cartão de crédito, loja, cheque especial, bancos e financeiras, entre outras, o consumidor deve procurar a instituição credora e efetuar o pagamento ou a negociação da dívida. Após quitar o débito ou realizar o pagamento da primeira parcela da dívida negociada, o consumidor deve ter o nome retirado dos cadastros de inadimplentes, lembrando que a empresa tem até cinco dias para regularizar a situação. Caso não consiga negociar com a empresa ou a proposta não seja satisfatória, o consumidor deve procurar o atendimento do Procon de Jacareí para auxílio na negociação. Chamado de CED (Consumidor em Dia), o serviço é um atendimento exclusivo que auxilia o consumidor na tentativa de uma negociação para o pagamento de dívidas.
    Já outros títulos protestados em cartório, o consumidor pode procurar o cartório e solicitar a certidão negativa para tomar ciência de quem fez o protesto, e a seguir efetuar o pagamento junto ao credor e solicitar a declaração de quitação da dívida com a devida autorização de baixa do protesto. Com o documento em mãos, o consumidor pode pedir que o cartório providencie o cancelamento do protesto.

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